A Dinastia

A Dinastia
Casacos de Lã

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Couro vem com tudo no verão


Uma prévia do que estará em moda na temporada de calor de 2014 já foi apresentada durante o Inspiramais, salão que lançou oficialmente os materiais e produtos da indústria de componentes para o inverno 2013, de 24 a 26 de julho, no Centro de Convenções do Frei Caneca, em São Paulo. No Preview do Couro 2014 foram apresentadas 40 peles desenvolvidas a partir da pesquisa do Núcleo de Design da Assintecal, coordenada por Walter Rodrigues, e que contou com a participação de empresas do setor coureiro, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Centro Tecnológico do Couro – CT Couro, de Estância Velha.

De acordo com o consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Vitor Fasolo, a cara do verão foi construída em cima do europeu, do indígena e dos africanos que vieram para o Brasil. “Cada um, com sua maneira de povoar a terra, representa a cultura brasileira”, comentou. Esses traços, comportamentos e hábitos foram explorados em 12 cores principais que serão o forte da próxima estação. A cartela de cores do verão 2014 tem uma vasta opção: de tons azul claro e escuros, passando por cores quentes, como vermelho, laranja, rosa e amarelos, até cores mais sóbrias e pastéis, como marrom, cinzas e beges. Aliás, as tendências que o verão colocará para o mercado é um dos assuntos que será abordado por Fasolo em 30 de agosto, em palestra que acontecerá na Courovisão, feira do setor calçadista na Fenac, em Novo Hamburgo.

UMA VERDADEIRA FÁBRICA - Dos projetos apresentados no Preview do Couro 2014, o CT Couro desenvolveu oito deles. Em uma verdadeira operação de fábrica, como passagem por laboratório, secagem, pré-acabamento e acabamento, a matéria-prima foi ganhando formas para destacar os conceitos acima detalhados por Vitor Fasolo. De acordo com Gerusa Giacomolli, instrutora de Tecnologia e Design do Centro Tecnológico, o projeto não é apenas o artigo em si. “Além do desenvolvimento, trabalhamos toque, espessura, brilho, sustentabilidade, consumo de água e várias outras questões. Enfim, tudo é pensando para atender os  conceitos propostos pelo briefing, mas de forma que esses artigos possam ser viáveis em um curtume e tornarem-se comerciais”, afirmou Gerusa. Um desses exemplos foi o projeto de uma raspa em que houve o tingimento em duas cores, com a aplicação de uma “estampa negativa”. O resultado desse processo foi um sucesso: reprodução no couro de contas (colares) africanas, decodificando um dos conceitos para o verão 2014.
VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL


Fonte:www.inspiramais.com.br/novidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário